terça-feira, 30 de setembro de 2008

Coletivo Catarse faz parceria com Agência Chasque

A Agência Chasque de Notícias produz conteúdo jornalístico para rádios e jornais do Rio Grande do Sul, e trabalha com o conceito de copyleft: o material produzido é disponibilizado gratuitamente, sem que sejam colocadas barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido a normas de propriedade intelectual. A produção da Chasque envolve o trabalho de diversos colaboradores, de agências parceiras e veículos alternativos de comunicação. Agora, entre eles o Coletivo Catarse:

“A Agência Chasque passa a publicar semanalmente as reportagens em vídeo da Cooperativa Catarse, coletivo de comunicadores de Porto Alegre comprometidos com um jornalismo independente e com olhar apurado sobre as questões sociais. A primeira série é Cultura Livre e Direitos Autorais”.

A série de quatro reportagens sobre indústria cultural, realizada pela Catarse como produção independente para a TV Brasil, aborda a propriedade intelectual e os novos movimentos surgidos nas periferias, que estão se apropriando das tecnologias para produzir sistemas e indústrias culturais próprias, alheias à tradicional de mercado. São inovações com impacto estético, social, político e econômico. Discute o conceito e a prática de cultura livre, de arte engajada e compartilhada.

Assista as reportagens na página da Agência Chasque

Nenhum comentário: