sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Desapropriação da Fazenda Southall na TV Brasil

A reportagem feita pelo Coletivo Catarse sobre o assentamento de centenas de famílias em São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, foi ao ar na sexta, 09 de janeiro, no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil. A versão original tem mais de dez minutos e pode ser assistida num post anterior clicando AQUI.

3 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não houve desapropriação de parte da Southall, mas compra e com valor (bem) superior ao de mercado...

Anônimo disse...

De parte da Southall não houve realmente desapropriação, mas de parte do INCRA e da legislação brasileira, isso é considerado desapropriação porque a negociação com o proprietário envolveu a questão de pagamento das imensas dívidas que o mesmo tinha - e ainda tem - com a União. A "compra" foi tratada legalmente a título de indenização.
Para tal, foi designada uma equipe de funcionários do INCRA para estudar cotações de um determinado período de tempo para a terra a ser adquirida. Estes funcionários observaram valores mínimos que correspondiam à porção de terra em questão e os valores máximos. Apresentaram a média desses valores e acertaram a "compra", ou como se queira chamar.
O fato é que imediatamente após a "transação", já se registrava a entrada do recursos nos cofres públicos provenientes das quitações de dívidas do Sr. Southall.

Curiosa disse...

Excelente a versão de 10 minutos. É incrível como o modelo de jornalismo que nós temos no Brasil - copiado dos States - está falido e todos fingem que não se dão conta. Na academia, nos mestrados em Comunicação, discute-se se o jornalismo é capaz de produzir conhecimento (segundo me foi informado). Sem nunca ter lido nada a respeito, tenho certeza de que não é possível produzir conhecimento em 2 minutos (ou em 1 minuto e meio, ou 3 minutos). A TV Brasil, já que é estatal, devia mais é exibir a reportagem sem cortes!(Pronto, desabafei... ). Agora entendi a angústia de vocês, de que tu e o André falaram aqueeela vez que os visitei (só pra registrar, duvido que lembrem hehe).

De qualquer modo, parabéns a vocês!
Abraços
Ana Lúcia