quinta-feira, 11 de junho de 2009

Primeiro informativo ventre livre

A gente acredita e trabalha com a idéia de que uma revolução - aquela que vai transformar esse mundo num lugar decente para que todos vivam bem - só será possível com educação, cultura e informação..ou seja, a revolução é cultural. Pensando nisso, o que segue é o primeiro informativo do Ponto de Cultura Ventre Livre que será difundido pela internet e entregue na comunidade da Vila Jardim:



Ponto de Cultura

É um acordo entre a sociedade civil e o Ministério da Cultura que apóia e incentiva a educação e cultura (saiba mais: http://www.cultura.gov.br/). O objetivo é fazer com que as pessoas da comunidade construam um espaço de convivência para a produção cultural em todas as suas expressões: artesanato, vídeo, dança, teatro, música...Existem no Brasil mais de 800 Pontos de Cultura e este é um convite para você participar do Ponto de Cultura da Vila Jardim: o Ventre Livre.

O Ventre Livre é um Ponto de Cultura proposto pelo Catarse - Coletivo de Comunicação ligado ao Grupo Hospitalar Conceição com o apoio da Unidade de Saúde Divina Providência. Pelo período de 3 anos a casa na rua Galiléia, 220, vai ser um espaço aberto à comunidade com oficinas gratuitas de vídeo, fotografia e sensibilização corporal (dança, malabarismo e alongamento). Também será um espaço que irá abrigar as atividades do grupo Arte Bela (artesanato) e Amigos da Saúde (qualidade de vida), promovendo ações pra o desenvolvimento da cultura local e incentivando o cuidado com a saúde, especialmente à saúde da mulher.

O significado do nome Ventre Livre

Traz uma dimensão utópica para a gravidez. Marca a possibilidade de transformação na relação entre gerações. Destaca a arte e a educação como modo de alcançar a liberdade de escolha e o usufruto dos direitos humanos. Liberdade para viver o próprio corpo e ser feliz. Não deixa esquecer que a desigualdade social no Brasil também foi construída por anos de escravidão e que hoje ainda está vinculada às barreiras sociais geradas pelo racismo.

A Catarse é um coletivo de comunicadores que trabalha há 4 anos com cultura e jornalismo que, no Ventre Livre, vai estar dando todo o apoio para que este projeto dê certo. As pessoas da Catarse responsáveis pelo Ventre Livre é a Têmis e o Marcelo, que estarão sempre presentes nas atividades do Ponto. Conheça mais no site http://www.coletivocatarse.com.br/ ou entre em contato: 3012.5509.

Mutirão de São João

A casa do Ponto de Cultura deve ser um espaço da comunidade feito pela comunidade. Ainda temos muito o que fazer para transformar a casa do Ponto no espaço ideal para o início das atividades pois ela está toda suja e necessita de várias reformas. No dia 20 de junho (sábado), às 13 horas, estaremos arrumando a casa e esperamos todos com pipoca, amendoim e chimarrão, para nos ajudar a construir esse espaço tão especial.

PONTO DE CULTURA VENTRE LIVRE
RUA GALILÉIA, 220 - VILA JARDIM
FONE: 3012.5509 - COM TÊMIS OU MARCELO
NO POSTO DIVINA PROVIDÊNCIA COM A AG. DE SAÚDE ROSE.

Nenhum comentário: