sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Paraguai abre os arquivos da Ditadura Militar e descobre documentos da Operação Condor

O Coletivo Catarse esteve em agosto em Assunção, no Paraguai, para acompanhar a abertura dos arquivos da ditadura militar daquele país. Em parceria com o Outro Olhar, o quadro do jornalismo participativo da TV Brasil, veiculou esta semana uma série de quatro reportagens que incluem a informação de que a Operação Condor ainda existe.

Na primeira reportagem da série você vai ver que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o Ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, decidiram abrir o ventre do Condor e, pela primeira vez, liberaram os arquivos da ditadura. Com esta decisão, toda a América Latina poderá ter acesso a uma parcela importante da história. A abertura dos vídeos aparece em branco, mas é só clicar que as reportagens estão aí:



Na segunda reportagem da série o professor Martin Almada, pesquisador e sobrevivente da Operação Condor, denúncia que, durante a ditadura militar, o general Figueiredo, na época, chefe do Serviço de Inteligência do exército brasileiro, teria criado a primeira escola de assassinos do Brasil e do Paraguai:



Na terceira reportagem da série Operação Condor o Ministro da Defesa do Paraguai, Luis Bareiro Spaini, faz um balanço da importância da abertura dos arquivos e aproveita para cobrar do Brasil a devolução de documentos paraguaios que estão em posse do governo brasileiro desde o fim da Guerra da Tríplice Aliança, em 1869:



Na quarta e última reportagem da série Martim Almada, pesquisador e sobrevivente da Operação, faz uma denúncia e afirma que a Operação Condor continua. O nome mudou para Conferência dos Exércitos Americanos. Mas agora, segundo Almada, quem comanda a operação é o general do exército do Peru:



A série, assim como toda a produção do Coletivo Catarse, é copyleft.

Você pode linkar estas reportagens em seu blog ou site direto do provedor da TV Brasil:
Matéria 1: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/9631/
Matéria 2: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/9653/
Matéria 3: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/9686/
Matéria 4: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/9713/

As reportagens sobre a Operação Condor realizadas pela Catarse levou a TV Brasil a produzir outras sobre o tema, inclusive, impulsionou a cobertura de pautas relacionadas à ditadura:

Entrevista com Jaime Antunes da Silva, Diretor do Arquivo Nacional. Clique aqui.
Cientista político Carlos Vidigal comenta Operação Condor. Clique aqui.
Tortura ainda assombra o Brasil. Clique aqui.
Polícia Federal investiga desaparecidos políticos. Clique aqui.

Nenhum comentário: