quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conhecer e comer nossa biodiversidade

Estas filmagens são parte do registro audiovisual de oficina para assentados do MST/RS, projeto elaborado pela nutricionista Irany Arteche, promovido pela CONAB/PNUD e ministrada pelo botânico Valdely Kynupp sobre plantas espontâneas com grande potencial alimentício e de comercialização, mas que costumam ser negligenciadas. “Somos xelófilos, o brasileiro não come a biodiversidade que tem”, adverte Valdely. Esse é um anúncio do vídeo registro que o Coletivo Catarse está editando e estará disponível nos próximos meses. A cena é do "achado" da maior amostra de urtiga vermelha já encontrada por Valdely e suas considerações botânicas.

O objetivo do registro é colaborar na divulgação desta experiência para outros assentamentos de reforma agrária e organizações de agricultores familiares nas diferentes regiões do Brasil. Servirá como material pedagógico para cursos que tratem de alternativas para agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, diversificação agrícola, processamento de novos produtos e alimentos.

2 comentários:

Hélio Sassen Paz disse...

Têmis, Jeferson, Guga e demais catarsistas,

Embora não tenhas postado nada a respeito, quero incentivar uma discussão sobre fim da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo baseado em vários posts que fiz desde o ano passado e na opinião de vários links contidos nesses meus posts.

Ainda, a posição do Rogério Christofoletti, professor da Univali que é um dos caras mais antenados às questões da ética e das tecnologias da comunicação e da informação (TICs), e da profª Ivana Bentes:

http://heliopaz.com/2008/09/22/diploma-de-jornalista-nos-termos-atuais-sou-contra/

http://heliopaz.com/2008/11/02/jornalismo-exigencia-do-diploma-coitadismo/

http://heliopaz.com/2008/11/02/esquerda-nao-sabe-usar-a-internet-nem-fazer-midia-alternativa/

http://heliopaz.com/2008/11/13/midia-ideologia-tendencia-hipocrisia/

http://heliopaz.com/2009/06/16/jornalismo-sindicatos-faculdades-diploma/

http://heliopaz.com/2009/06/18/queda-da-lei-de-imprensa-e-do-diploma-de-jornalismo-tendem-a-melhorar-o-setor/

http://tinyurl.com/lyy3a6

http://www.trezentos.blog.br/?p=1839

Por que diabos as criaturas são induzidas ou esperam ser empregadas ao invés de donas do próprio nariz?! Por que diabos o Santo Graal do bom salário, da fama, da infraestrutura adequada, do conhecimento de gente importante, da aprendizagem e do crescimento profissional é a mídia corporativa?!

Chega de clientelismo, corporativismo, paternalismo, oportunismo, arrogância, sectarismo, presunção e, acima de tudo, ignorância e exclusão feita tanto pela mídia corporativa quanto pelos sindicatos!

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Bueno, Jefferson, André et alli a colaboração de vocês não dá para medir.Isso vai se esparramar mundo afora.A fome grassa nas áreas rurais, meus cumprimentos.Um abraço amigo do Anselmo