sábado, 13 de março de 2010

Agenda importante: MST, segunda, na UFRGS

O educador Giovani Vilmar Comerlatto irá defender sua tese de doutorado "A Dimensão Educativa da Mística na Construção do MST como Sujeito Coletivo", na Faculdade de Economia da UFRGS (Av. João Pessoa, 52 - Campus Centro). Dia 15.3, segunda, às 14h.

Após a defesa acontecerá um ato de apoio ao MST. Vários movimentos estão sendo convidados a participarem. "É uma oportunidade de apoio aos movimentos sociais que estão sendo perseguidos pela virulência do capital", diz Giovani.



Depois, às 17h, no auditório da mesma Faculdade de Economia, haverá o lançamento dos livros "Movimento Camponês: Trabalho e Educação", de Marlene Ribeiro, e "Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola",de Isabela Camini. Ambos pela Editora Expressão Popular.

O livro "Movimento Camponês: Trabalho e Educação", de Marlene Ribeiro, é fruto do trabalho de pós-doutorado da professora e aborda a importância da educação no movimento camponês e nos espaços urbanos. Já o livro de Isabela Camini, "Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola", trata da experiência de uma educação emancipadora promovida pelo MST em seus acampamentos: a escola itinerante. O livro é originado da tese de doutorado de Isabela.

O tema proposto por Isabela é bastante atual, já que as escolas itinerantes do MST foram alvo, no ano passado, de ação do Ministério Público do RS e do governo estadual, que tentaram encerrar com a experiência, justamente no Estado em que surgiram estas escolas. No entanto, o MST prossegue com as aulas em seus acampamentos.

Nenhum comentário: