quarta-feira, 23 de maio de 2012

plEnáRia de mObilizaÇão paRa a cÚpula dOs pOvos


Hoje, quarta-feira 23 de maio, haverá plEnáRia de mObilizaÇão paRa a cÚpula dOs pOvos no IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil (R. General Canabarro, esquina com a Riachuelo), às 18h. O objetivo do evento, que é parte da SemaNa da BIOdiveRSidade, é articular a participação dos movimentos sociais na Cúpula dos Povos, que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho desse ano, evento de contestação à Rio+20. Também será debatida uma agenda de mobilização dos movimentos sociais para antes e durante a Cúpula, que deverá dar visibilidade as lutas locais de forma descentralizada. A idéia é que a pauta de questionamento a Rio+20 e às falsas soluções não ocorra somente no Rio, mas em todos os estados.

Os dias de ação global, definidos pelos movimentos, são dia 05 de junho, com o carater de denúncia da relação promíscua entre governos e corporações, como a Parceria Público e Privada, a privatização dos espaços públicos, as mega obras de infraestrutura, que fazem uso do discurso da economia verde, quem sendo denunciado como o capitalismo verde.

No dia 20 de junho, quando inicia a Rio+20 oficialmente com a chegada dos chefes de Estados, o objetivo é dar visibilidade às lutas locais, especialmente dos Comitês Populares da Copa das doze capitais. No Rio de Janeiro, o foco de mobilização será a Vila Autódromo, ao lado do Rio Centro, onde ocorrerá o evento oficial.
O objetivo da Plenária é pensar a mobilização dessa agenda para Porto Alegre.

Participe!

Nenhum comentário: