segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assentados de Nova Sta Rita entregam toneladas de produtos para a alimentação escolar

Mais de 9,6 toneladas de produtos orgânicos devem chegar às escolas e creches de Nova Santa Rita (RS) até julho. Os hortifrutigranjeiros são produzidos em assentamentos, e começam a ser distribuídos na próxima semana.

Em forma de rodízio, um grupo de 20 famílias assentadas entregará, semanalmente, alface, repolho, moranga, batata-doce, cenoura, tempero verde (salsa e cebolinha), beterraba, pimentão, alho, couve, espinafre, brócolis, aipim, rabanete, vagem, agrião, rúcula, além de cubos de carne suína (pernil) e frutas como bergamota e maracujá.

A distribuição será feita pelos próprios assentados diretamente às escolas. “Além de um produto orgânico, que respeita a vocação agrícola da região, os alunos terão um alimento mais novo. O fato de ser produzido próximo facilita a entrega, gerando economia e qualidade, pois assim, no dia seguinte à colheita o alimento já está nas escolas”, salienta a nutricionista Arlete Gonçalves, da Secretaria Municipal de Educação.


Os produtos alimentarão cerca de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino de Nova Santa Rita. Ao todo, são 13 escolas de ensino fundamental e três de educação infantil, que oferecem lanches nos turnos da manhã e tarde. Duas escolas também fornecem almoço aos alunos.

A comercialização com o município faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A iniciativa atende a lei federal nº 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) para alimentação escolar, seja investido na compra de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

Desenvolvimento
As famílias assinam os contratos com a prefeitura nesta quarta-feira (31). “Este mercado é uma conquista para nós, porque vai garantir uma renda mensal à família”, comemora o assentado Adir Bourscheid, que distribuirá, entre outros produtos, em torno de 800 pés de alface por mês às escolas.

Com a abertura de mais este mercado, ele espera aumentar a renda familiar em mais dois salários mínimos e investir o dinheiro na expansão da produção. Ele pretende ampliar os canteiros de 1,5 para 2 hectares ainda este ano. “Como a gente tem garantia de venda, vamos poder produzir mais”, afirma Bourscheid.

As famílias foram selecionadas por meio de licitação para aquisição de produtos da reforma agrária e agricultura familiar para alimentação escolar, realizado pela prefeitura no início do ano.

A expectativa dos assentados é continuar abastecendo as escolas também no próximo semestre. “É o nosso primeiro contrato, que vai até julho. É um período inicial, onde poderemos organizar o trabalho. Com a experiência, em uma próxima licitação poderemos até incluir outros itens que já produzimos”, explica Sandra Rodrigues, assistente social da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec).

A Cooperativa – que também presta assistência técnica aos assentamentos de Nova Santa Rita – é a entidade articuladora das famílias no Programa de Alimentação Escolar.

Fonte: Coptec

Nenhum comentário: