segunda-feira, 25 de julho de 2011

5x Cultura Digital

Cultura livre, vídeo livre, imaginação livre: Cinco Vezes Cultura Digital reúne cinco ensaios audiovisuais produzidos a partir de uma provocação feita pela Casa da Cultura Digital a cinco coletivos de realizadores. Seu ponto de partida é a ideia de #culturadigitalbr. O resultado é a reunião de investigações sobre as transformações que estão em curso no nosso país e no mundo.

No Fórum da Cultura Digital Brasileira nos interessou (ao Coletivo Catarse) as ideias de subversão e contra-hegemonia, que as novas tecnologias ajudam a ganhar o mundo. Foi oportunidade de entrar em contato com quem pensa, faz e vive cultura digital, e trabalha para que seja livre. Experiências de pessoas preocupadas em compartilhar, em contraposição as que se consideram donas do conhecimento e restringem, aprisionam, transformam cultura em produto a ser pago apenas por quem pode comprá-la. “É o velho sistema do mundo industrial e suas desigualdades básicas”, nos disse Sergio Amadeu. Contra esse sistema os que reinventam e recriam com sua ousadia e imaginação uma nova proposta de sociedade.

Mesmo com as tentativas de vigiar e oprimir o uso da tecnologia, ela se mantém firme a serviço da resistência e da beleza. Saber das pequenas revoluções que nascem da apropriação dessas tecnologias pelas periferias, e de tantas possibilidades de utilizá-las para que o povo se organize nos alimenta e inspira. Neste vídeo produzido a partir do Fórum, saímos do formato documental tradicional para buscar o ensaio e chegamos a um trabalho que tem mais a nossa cara. Um devaneio poético pelas lutas digitais, pela cultura livre. Saravá aos bits revolucionários!

Guerrilha Midiática from FLi Multimídia on Vimeo.


ACESSE AO SITE DO PROJETO E ASSISTA AOS OUTROS QUATRO VÍDEOS AQUI.

Um comentário:

Rodrigo Savazoni disse...

Tive mais uma vez a honra e o prazer de poder trabalhar com meus amigos da Catarse. Espero que continuemos sempre juntos. Parabéns pelo trabalho. Em dezembro deste ano tem mais, e contamos com a presença de vocês. Abraços,