Mostrando postagens com marcador Rede Sopapo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rede Sopapo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O GRANDE TAMBOR

ASSISTA AO TEASER DO DOCUMENTÁRIO
SOBRE O TAMBOR DE SOPAPO.


Saiba mais sobre a produção do documentário no blog do projeto

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bataclã FC na Rádiocom



A Bataclã toca a música Ventre Livre na Rádiocom em Pelotas durante a turnê Crenças a Céu Aberto. Essa música é uma composição coletiva resultado da oficina de Tambor de Sopapo no Ponto de Cultura Ventre Livre.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Uma espiada na produção do documentário Tambor de sopapo (ao vivo)

O professor Mário Maia, doutor em música, realizou uma intensa pesquisa sobre o tambor de sopapo, que resultou na sua tese de doutorado.

Assista ao vivo a entrevista para o projeto Tambor de Sopapo!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Blog do Projeto TAMBOR DE SOPAPO

O Projeto TAMBOR DE SOPAPO: resgate histórico da cultura negra no extremo sul do Brasil conta com um blog para difundir suas atividades. Acompanhe a construção do documentário no tambordesopapo.blogspot.com

Abaixo confira a matéria publicada no site da SECOM - Prefeitura de Pelotas:

Do passado ao presente, o Carnaval de Pelotas segue se destacando pela preservação das raízes. O instrumento secular que deu origem ao compasso do samba e teve presença marcante na construção da cultura gaúcha se transformou em peça rara desde os últimos anos do século passado. A busca pelo tambor de sopapo trouxe ao Carnaval de Pelotas um grupo portoalegrense de cinco pesquisadores que trabalham na produção de um documentário.
Integrante da cooperativa Catarse Coletivo de Comunicação, o grupo que desenvolve o projeto Tambor de Sopapo: resgate histórico da cultura negra no extremo sul do Brasil, veio à Doce Folia à procura de imagens do instrumento em uso. E não se decepcionaram.
A cidade, que junto de Rio Grande introduziu o instrumento no Estado, trouxe para a Passarela do Samba dois exemplares do sopapo. “Demos muita sorte e encontramos um ritmista da bateria da Banda Entre a Cruz e a Espada e outro na Ki-Bandaço e imediatamente os acompanhamos ao longo do desfile” comemorou o diretor do filme documentário, Gustavo Turck.
A proposta do projeto patrocinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) é reunir um compilado composto de dois livros, um DVD e o longa. “Queremos traçar um resgate da importância do instrumento na construção da cultura gaúcha. Os motivos do desaparecimento deste componente e estimular o seu ressurgimento, sempre vinculado à contribuição deixada pelo trabalho afro-descendente”.
O grupo é composto por Gustavo Turck (diretor do filme), Sérgio Valentin (coordenador do projeto), Leandro Anton (coordenador do Quilombo do Sopapo), Sarah Brito (produtora) e Marcelo Colgo (diretor de trilha). Eles ficam na cidade até o dia 19, depois seguem para Rio Grande.

Matéria publicada no site da Prefeitura de Pelotas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mais uma conquista do povo negro gaúcho.

No fia 19 de fevereiro de 2010, as 13:30 na BR 116 Km 523 próximo a entrada da cidade de Pelotas, a Fundação Cultural Palmares entregará certidões para as seguintes Comunidades Quilombolas:

Tamanduá e Vila da Lata , no município de Aceguá;
Quilombo do Candiota, no município de Candiota;
Estância da Figueira e Cerro das Velhas, no município de Canguçu;
Serrinha do Cristal, no município de Cristal;
Vó Ernestina, no município de Morro Redondo;
Várzea dos Baianos, Solidão e Bolsa do Candiota, no município de Pedras Altas;
Algodão, Vó Elvira e Alto do Caixão, no município de Pelotas;
Rincão do Quilombo, no município de Piratini;
Tio Dô, no município de Santana da Boa Vista;
Picada, Rincão das Almas, Monjolo, Torrão e Coxilha Negra, no município de São Lourenço do Sul;
Mutuca, no município de Turuçu;
Vila Progresso, no município de Arroio do Padre;
Madeira no município de Jaguarão; e
Lichuguana, no município de Cerrito.


Estaremos lá para cobrir os acontecimentos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TAMBOR DE SOPAPO


Matéria produzida pelo Coletivo Catarse, veiculada na TV Brasil para o Quadro Outro Olhar.

O Tambor de Sopapo está na raiz da história do extremo sul do Brasil. Desde as charqueadas até o embalo dos carnavais de rua de Pelotas e de avenida em Porto Alegre. No entanto, a partir dos anos 1970, o processo de carioquização do carnaval brasileiro fez com que este instrumento de difícil construção e de grande porte fosse substituído por instrumentos conhecidos como surdos, também de sonoridade grave e com processo de construção insdustrializado. Como resultado, o tambor de sopapo esteve em vias de extinção, iniciando-se um resgate no ano de 2000, através de iniciativas como o Projeto CABOBU.

A Rede Sopapo, criada para resgatar o Tambor de Sopapo e sua contribuição cultural, celebra a adesão da Casa Brasil e da banda Bataclã FC no Fórum Social da Periferia, em Pelotas / RS.
Clique aqui e assista ao Fórum Social da Periferia

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

REDE SOPAPO no Fórum Social da Periferia

A Rede Sopapo, criada para resgatar o Tambor de Sopapo e sua contribuição cultural, celebra a adesão da Casa Brasil e da banda Bataclã FC, no dia 05 de fevereiro, às 17h, durante o Fórum Social da Periferia, que será realizado em Pelotas / RS.

O Fórum Social das Periferias é uma iniciativa da Uniperiferia / Rede Periferias, identificada com o empoderamento autônomo e sustentável de comunidades e grupos sociais em situação de desfavorecimento.

A atividade da Rede Sopapo será transmitida ao vivo pelos sites do Coletivo Catarse, da Rede Vidadania e Bataclã FC.

Para a Rede Sopapo trazer à tona a história deste instrumento é de interesse de toda a sociedade, pois traz consigo o registro material da existência do negro e sua contribuição cultural em uma região dominada pela predominância do positivismo branco.
Esta rede constitui-se, então, a partir da articulação de um conjunto de realizações já em andamento e projetadas para o futuro. Nesse sentido, integram-se diversas instituições em uma teia de relações que visa a tão somente fortalecer e potencializar ações de promoção da identidade do negro nesta região do Brasil.
Atualmente participam da Rede Sopapo o Coletivo Catarse, os Pontos de Cultura Quilombo do Sopapo, Ventre Livre, Teia Viva e o Movimento de Apoio ao Mestre Batista.

Tambor de Sopapo está na raiz da história do extremo sul do Brasil. Desde as charqueadas até o embalo dos carnavais de rua de Pelotas e de avenida em Porto Alegre. No entanto, a partir dos anos 1970, o processo de carioquização do carnaval brasileiro fez com que este instrumento de difícil construção e de grande porte fosse substituído por instrumentos conhecidos como surdos, também de sonoridade grave e com processo de construção insdustrializado. Como resultado, o tambor de sopapo esteve em vias de extinção, iniciando-se um resgate no ano de 2000, através de iniciativas como o Projeto CABOBU.

A banda Bataclã FC atua politicamente através de sua força expressiva e musical, entendendo a arte como veículo de transformação social sobretudo. Mestiçagem musical: rock, rap, samba gaúcho, peso, conectividade, poesia, trabalhando ainda com o ativismo musical; eis as ferramentas de transformação.

As atividades do Fórum Social das Periferias acontecerão em Pelotas, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2010, nas estruturas existentes no entorno do CDD - Comitê de Desenvolvimento do Dunas (Incubadora / Projeto Casa Brasil, Estádio Esportivo, Centro Comercial, Escolas, Associação de Bairro e Comunidade Católica), na Av. Ulisses Guimarães, 2057 - Loteamento Dunas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tambor de Sopapo na TV Brasil

Sopapo, herança dos escravos, tambor da cultura negra gaúcha ecoa pra ser reconhecido, soa pra ser lembrado na própria terra que o recebeu.

O Coletivo Catarse vai contar essa história em documentário, com apoio do IPHAN. E produziu reportagem para o telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, que foi ao ar na noite de ontem, 21.01, para todo o país (exceto para o RS porque o governo estadual do momento não acha importante retransmitir a programação de uma TV pública que foi criada por outro partido político).

A Catarse se junta a Mestre Batista, Giba-Giba e Richard Serraria pra que o sopapo sopape nossos ouvidos, pra que a gente possa dançar ao som de um tambor que é a nossa história.

Clique aqui para assitir a reportagem: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/1989/

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Reflexões e Mostra de Artes Cultura Negra


Neste sábado (19/dez) será lançado o Movimento de apoio ao Mestre Batista, Mestre Griô e Luthier, que tem sido fundamental na preservação do Tambor de Sopapo. O evento Reflexões e Mostra de Artes Cultura Negra ocorrerá em Pelotas, no Auditório Projeto Casa Brasil – Dunas, a partir das 17h.

Os ingressos, que serão revertidos em recursos para o Mestre Batista, têm valores de R$ 2,00, R$ 5,00 e R$ 10,00 e estarão à venda no local. O Auditório Projeto Casa Brasil – Dunas fica na Avenida 01, nº 2057, Loteamento Dunas. Informações pelo fone (53)3228.7261.

Reflexões e Mostra de Artes Cultura Negra é uma realização da União das Escolas de Samba de Pelotas, ONG AMIZ e Odara, com o apoio da Catarse – Coletivo de Comunicação, da banda Bataclã FC e dos Pontos de Cultura Ventre Livre e Quilombo do Sopapo de Porto Alegre.

Confira a programação:

17h: CONVERSAÇÕES sobre o Projeto “Tambor de Sopapo – Resgate Histórico da Cultura Negra do Extremo Sul do Brasil” e sobre o lançamento da Rede Sopapo (Richard Serraria, Catarse e Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo); Projeto Educação Quilombos (UFPel – FaE); e O Quilombo é Aqui (projetos 2010 Loteamento Dunas)
19h: MOSTRA CULTURAL com a presença da Ação CaÔ, com Richard Serraria, Marcelo Cougo e Sérgio Valentim; Mostra de Dança ODARA e Afropel, Núcleo de Artes Rede Vidadania (Violeir@s), Banca CNR, Edu da Matta – Vândalos e Bateria da Imperatriz da Zona Norte (fundada pelo Mestre Batista).


SOBRE O TAMBOR DE SOPAPO

O Tambor de Sopapo está na raiz da história do extremo sul do Brasil - desde as charqueadas até o embalo dos carnavais de rua e de avenida da região. No entanto, a partir dos anos 1970, o processo de ‘carioquização’ do Carnaval fez com que este instrumento, de grande porte e construção artesanal, fosse substituído por instrumentos conhecidos como surdos, também de sonoridade grave e com processo de produção industrializado. Como resultado, esteve em vias de extinção, iniciando-se um resgate no ano de 2000 através de iniciativas como o Projeto CABOBU.

O Movimento de apoio ao Mestre Batista, Mestre Griô e Luthier fundamental na preservação do Tambor de Sopapo, pretende trazer à tona a história deste instrumento, resgatando a contribuição cultural do negro em uma região caracterizada pela predominância do positivismo branco. Nesse sentido, integram-se diversas instituições em uma teia de relações que visa essencialmente a fortalecer e potencializar ações de promoção da identidade afrodescendente do Brasil.