segunda-feira, 28 de março de 2011

25 anos da UBS Divina Providência

Quinta feira, dia 31 de março, a Vila Jardim vai comemorar 25 anos que o Posto de Saúde foi inaugurado. Uma vitória da mobilização popular e dos profissionais da saúde. Nessa data festiva, vamos estar juntos com a UBS Divina Providência e a comunidade, com uma série de atividades, a partir das 13:30h, no prédio ao lado do Posto, na Associação de Moradores da Vila Jardim:


13:30 - Oficina de Escrape para mulheres - A Professora Eliana Mara, Doutora em Documentos da Memória Cultural, apresenta oficina de escrape onde fotos antigas, retalhos, fitas e cores formam um painel de histórias, fatos, acontecimentos, eventos, causos, romances, contos, intempéries, crônicas: pedaços de realidade que emergem com as palavras ditas. Se aparecem gravadas em alguma superfície (troncos de árvores, pedaços de muro, cantos de paredes das celas, faixas, outdoors, livros, tecidos, corpos, aço) são agora pedaços de realidades inscritos através de palavras. Outros universos possíveis aparecem quando surgem descrições e inscrições de imagens. Outros instrumentos agregam sons e está criada uma série quase infinita, uma imensurável galáxia de representações. Para inscrição na oficina: 3338-2275(UBS) / 8181-8654 (Camila).


14:00h - Música para crianças e adultos - O projeto Zuando o Som apresenta Histórias cantadas da infância dos Mestres Griôs. É uma mostra musical infantil que apresenta canções com as histórias da infância e ancestralidade dos Mestres Griôs, executadas com cajon, escaleta, baixo, violão e voz. Essas canções foram criadas pelo Zuando Som através do projeto Tuxáua (Minc) num trabalho de vivência realizado com Mestres do estado do RS, e trazem referências culturais infantis de tempos passados com uma linguagem lítero musical contemporânea. Há canções como “Cineminha Tri” que conta sobre o Mestre Paraqueda construindo seus próprios brinquedos quando criança; e a “Canção de Chocolate”, que é uma homenagem à doce Mestre Ana Centeno por revelar o colorido de sua africanidade.


16:00 - Filme documentário sobre os 25 anos da UBS Divina Providência - Conta a história do Posto, com entrevistas das pessoas que fizeram e fazem parte da Vila Jardim. O filme é uma parceria entre o Ponto de Cultura Ventre Livre, as oficinandas do curso de Produção Audiovisual Camila Funk e Adri Zilio, a Agente de Saúde Rose Gafforelli e a unidade de saúde Divina Providência.


No espaço da Associação, durante o evento, a Exposição Famílias do Jardim.


As atividades são abertas ao público.

Nenhum comentário: