terça-feira, 20 de setembro de 2011

TVE exibe especial sobre Massacre de Porongos

O especial sobre o Massacre de Porongos é destaque da programação da TVE na terça, 20/9, às 20h30min. O programa aborda o genocídio sofrido pelos negros da Infantaria Farroupilha, que foram desarmados e mortos no Cerro dos Porongos, em Piratini, no dia 14 de novembro de 1844, pouco antes do fim da Guerra dos Farrapos.


Foram convidados para falar sobre o assunto os historiadores Moacyr Flores, autor do livro Negros na Revolução Farroupilha – Traição em Porongos e farsa em Ponche Verde, Juremir Machado da Silva, autor do livro História regional da infâmia - O destino dos negros e outras iniquidades brasileiras (ou como se produzem os imaginários), e o diretor técnico do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) Cláudio Knierim, que fala sobre a contribuição dos negros para a formação da identidade do gaúcho.

Os acontecimentos envolvendo o Massacre de Porongos não estão registrados na chamada história oficial. Durante a Guerra dos Farrapos, uma das tropas, que era composta por escravos, foi assassinada em função de um acordo de paz entre o Barão de Caxias, representante do Império, e o líder republicano David Canabarro.

O especial sobre o Massacre de Porongos tem apresentação de Alan Barcellos e direção de Vera Cardozo.

TVE
Especial Massacre de Porongos
Terça, 20/9, às 20h30min
Reprise no domingo, 25/9, às 22h30min


Informações do site da TVE e do RS Urgente.

Nenhum comentário: