sábado, 21 de agosto de 2010

Hoje faz um ano que assassinaram Elton Brum

Ele está morto. Faz um ano. Um tiro pelas costas. O assassino um funcionário do Estado, armado e fardado.

Elton lutava para que na terra se fizesse justiça: um lugar pra plantar e viver, como é direito.

Aqui, a obra (foto acima) do artista Mexicano Pedro Reyes na 7ª Bienal do Mercosul. Uma fotonovela sobre os momentos de tensão e violência passados na Fazenda Southal (São Gabriel/RS), onde Elton foi assassinado. Os acampados encenam as próprias situações que viveram. O trabalho sofreu censura, cortes de caráter político.

Ontem pela manhã (foto abaixo), centenas de pessoas fizeram um ato em homenagem a memória do sem terra, em frente à sede do Incra, no RS. “Paz não é passividade”, nos lembra o artista Pedro Reyes.


Hoje, sábado, 21 de agosto, a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela convida para um ato simbólico na Esquina Democrática, às 12h. Abaixo, o texto em que convocam tua presença:

UM ANO DA MORTE DE ELTON BRUM DA SILVA

Há um ano, no dia 21 de agosto, em mais uma ação truculenta e violenta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, durante o despejo da ocupação da Fazenda Southall em São Gabriel, o confronto resultou no assassinato do trabalhador rural sem terra Elton Brum, 44 anos, pai de dois filhos, natural de Canguçu. As informações sobre o despejo relatam que Brum foi assassinado por um soldado da Brigada Militar quando a situação já encontrava-se controlada e sem resistência, ele foi morto com um tiro de calibre 12 pelas costas. Em julho deste ano foi concedida à família de Elton uma indenização mensal de 70% do salário mínimo.

Mas será que é isto que vale uma vida??? Até quando perderemos companheiros? Até quando o Governo Yeda e a Brigada irão agir de forma fascista??? Basta de mortes!! Basta de eleger assassinos!!!

Chamamos todos os movimentos, coletivos, amigos e insatisfeitos com essa política de Estado para o ato sombólico AMANHÃ DIA 21/08 ÀS 12 NA ESQUINA DEMOCRÁTICA.


Aqui, a postagem que fizemos há um ano, com a nota púlica do MST e a foto do Elton morto pelas mãos ignorantes do Estado.

Nenhum comentário: