quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aprovado projeto que vai levar cinema à comunidade do Passo de Torres


Exibir mapa ampliado

Há uma parceria em andamento entre a Catarse e a Associação de Moradores do Balneário Rosa do Mar.
É uma praia que fica no município de Passo de Torres, ao lado de Torres, primeiro do litoral catarinense.
Um lugar muito pobre, com índices imensos de analfabetismo e corrupção na administração pública.
Rosa do Mar viveu sempre meio isolada do centro do município, distante 10 km.
Mas, hoje, com o asfalto na estrada de acesso, se aproximou e movimentou.
O problema é exatamente a falta de estrutura de tudo e mais um pouco que dê um mínimo de sustentação para o crescimento que agora é real.
E cultura é indispensável.
Conseguimos, agora vamos implementá-lo.
Segue release enviado aos jornais da região:

Associação de Moradores da Rosa do Mar traz projeto do Ministério da Cultura para o Passo de Torres

O Programa Cine Mais Cultura está chegando ao Município de Passo de Torres. Pelas mãos da diretoria do biênio 2010-2011, presidida por Osmar Pereira Ramos, a Associação de Moradores do Balneário Rosa do Mar enviou projeto e teve aprovada a instalação de um cinema na sua sede. Realizado em parceria com a Cooperativa Catarse - Coletivo de Comunicação, de Porto Alegre, terá, agora, à disposição da comunidade equipamentos de exibição audiovisual (projetor, aparelho de DVD e caixas de som), mais 104 filmes em DVDs da Programadora Brasil e um acompanhamento direto para exibições nos 3 primeiros meses de atividade feito pelos técnicos do Ministério da Cultura. Além disso, foram destacadas duas pessoas para realizar oficina de capacitação em Florianópolis, que permitirá à associação ter dois responsáveis para realizar as exibições.

O planejamento enviado ao Ministério conta com a realização de uma sessão de cinema semanal, com eventuais projeções de filmes temáticos para a discussão na comunidade. Para isso, o departamento de cultura da associação, sob responsabilidade de Maria Inês Silveira, ex-presidente na gestão 2008-2009, conta exatamente com a parceria estabelecida com a Catarse para movimentar culturalmente não só a Rosa do Mar, mas toda a região.

"A Catarse traz sua colaboração nesta parceria o fato de já estar trabalhando com a promoção da cultura em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Isso vai nos ajudar em muito para que possamos trazer um pouco da diversidade cultural e da discussão de temas importantes que somente o cinema pode disponibilizar" - comenta Inês. "Isso mesmo. Será interessante para todos os que desfrutarem deste espaço sair um pouco da televisão e ampliar os horizontes com os filmes que serão projetados" - completa Gustavo Türck, membro da Catarse, que constituiu o projeto e que é veranista há mais de 20 anos do Balneário Rosa do Mar.

Esta é uma grande conquista para o município do Passo de Torres, que não conta com nenhuma estrutura de projeção de filmes voltada para a comunidade e que carece de espaços mais amplos para a discussão da produção cultural. Torres também não conta mais com cinemas, e estas sessões semanais a se realizarem na sede da associação serão abertas e amplamente divulgadas em toda a região para que seja possível uma grande participação da população local.

Mais informações sobre o Programa Cine Mais Cultura: http://www.cinemaiscultura.org.br/.
Sobre a Cooperativa Catarse: http://www.coletivocatarse.com.br/.

Nenhum comentário: